Reportagem da Record ataca espiritualidade pentecostal

Padrão

O fundador da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), bispo Edir Macedo, dirige a emissora vice-líder do Brasil, a Rede Record. No último dia 13, a emissora exibiu em sua principal revista eletrônica, o Domingo Espetacular, uma grande reportagem de 40 minutos. A reportagem não ataca a teologia da prosperidade seguida pela IURD, mas contra a espiritualidade neopentecostal.

Seguida por igrejas dos movimentos neopentecostais e até pela Igreja Católica, nesse caso a Renovação Carismática Católica (RCC), a teologia pentecostal é chamada na matéria de ‘cai cai’. A reportagem feita pela Record não entrevista pastores ou líderes religiosos dessa teologia, mas contém cenas com várias pessoas que não acreditam nessa linha de espiritualidade em falar com o Espírito Santo (repouso no Espírito, falar em línguas, entre outras práticas).

Portanto, o jornal não apresenta o ‘outro lado’, desprezando a fé de milhares de cristãos – entre eles, católicos – no Brasil por seguirem tal movimento. A emissora exibe 40 minutos do seu principal programa no horário nobre de domingo apenas o lado que contraria a crença e a religiosidade das pessoas que não seguem a doutrina da prosperidade. O bispo Edir Macedo também recebeu críticas após um depoimento espiritual aos seus pastores, em reportagem veiculada no Jornal Nacional ainda no ano de 1995.

Vale a pena criticar a fé dos outros?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s