PJ participa de Comissão Diocesana de Juventude

Padrão

No último dia 20, a Pastoral da Juventude esteve à frente da procissão de encerramento da Comissão Diocesana da Juventude durante a grande Festa de Cristo Rei. A missa foi celebrada por milhares de fiéis no Centro de Convenções de São Vicente. A PJ tem representantes tanto na coordenação diocesana, quanto na regional, na estrutura que virá a ser eftivada pela Comissão de Juventude no dia 17 de dezembro.

A Comissão de Juventude viria a ser “o espaço que articula, convoca e propõe orientações para a evangelização da juventude, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns à luz do Documento 85 Evangelização da Juventude, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Documento de Aparecida” (CNBB).

Para nós, da Codijuv, a Comissão de Juventude deve sempre se pautar nos documentos do Magistério, seja formada por representantes (na medida do possível, coordenadores) diocesanos de todos os movimentos e PJ, para que seja realmente um espaço de diálogo e aprendizado entre identidades tão diversificadas. 

A Codijuv não acredita que a Comissão deva implicar ou impor a unificação da identidade dos movimentos e PJ interferindo diretamente nos grupos de base. A Comissão não pode ser um grupo restrito de participantes que pretendem atuar apenas nos grupos de base desprezando sua mística pastoral – consecuivamente uniformizá-la. Para a Codijuv, a Comissão também deve ter diálogo transversal com outras comissões, principalmente com as que são consideradas prioridades dioesanas: Família, Catequese e Missionária.

A Comissão Diocesana da Juventude também deve cumprir com o que pretendia nos Planos Pastorais Diocesanos: além de ter um representante diocesano de cada movimento juvenil e PJ; criar uma assessoria diocesana leiga; realizar subsídios, formações e missões diocesanas com apoio das Comissões de Catequese e de Missão. Viva a Comissão! Viva a Juventude! Que São João Bosco e Nossa Senhora do Rosário ilumine essa nova Comissão da Juventude, amém!

Anúncios

Uma resposta »

  1. Eu participei da Missa no dia de CRISTO REI,foi uma celebração emocionante com a participação de muitos jovens aclamando o nome de JESUS .É necessário e importante que os jovens tenham a oportunidade de manifestarem sua FÉ,eles são o FUTURO da nossa Igreja.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s