Conforto ou insegurança? Bancos de SV não terão portas giratórias

Padrão

Há cerca de dois anos, a vendedora Juliana Oliveira precisava pagar duas contas. Como estava com dúvidas, optou que iria direto na caixa da sua agência bancária, no Centro de São Vicente. Era hora de almoço e ela seguiu até o banco com sua bolsa. Foi barrada na porta giratória com detector de metais.

Começou a tirar todos os equipamentos que pudessem impedir o acesso. “Só depois de um bom tempo me dei conta de que podia ser a fivela do meu cinto. Mas àquela altura já estava tão brava que desisti de pagar a conta naquele horário”, lembra.

Situações como esta estão com os dias contados na Cidade. A Câmara aprovou a Lei 25/12, do vereador Gilberto Rampon, o Gilberto do Laboratório (PSB), que obriga as instituições bancárias a desinstalar as portas giratórias com dispositivos detectores de metais.

A medida já foi aprovada em segunda discussão e, a partir de agora, tem 30 dias para ser regulamentada pela Prefeitura. Embora a decisão tenha sido unânime, a lei deve trazer alguma polêmica.

Isso porque, em situações anteriores em outros municípios, entidades ligadas ao setor bancário já haviam mostrado desconforto com projetos semelhantes, alegando que a retirada das portas giratórias pode colocar em risco a vida de funcionários das agências. O autor do projeto discorda.

Ricardo Luiz Lima Saraiva, o Big, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, já mostrou que a entidade não concorda com a retirada dos equipamentos. “O que estão fazendo é um absurdo. Estas portas giratórias reduziram os assaltos a banco em cerca de 90%. Os vereadores de São Vicente precisavam pensar mais na segurança e bem-estar dos funcionários das instituições bancárias”, propõe o dirigente sindical.

*Victor Miranda – Jornal A Tribuna

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s