No dia do índio: Em um cenário com poucas melhorias, índios vão a luta pela sobrevivência

Padrão

O Dia do índio, celebrado hoje,  é uma data que serve mais para lamentações do que para comemorações. Cada vez mais acuados pela ocupação do território brasileiro, os indígenas se deparam agora com uma ameaça ao artigo da Constituição Federal que pode tirar deles o direito ao usufruto da terra que foi de seus ancestrais: A PEC 215 que tramita no Senado tira a prerrogativa do Executivo em demarcar terra indígenas, passando a competência de forma exclusiva para p Congresso Nacional.

Com a Fundação Nacional do Índio(FUNAI), cada vez mais sucateada, e problemas cônicos de atendimento à saúde, educação e até mesmo de alimentação, os índios buscam novas alternativas para garantir autonomia.

“Se você pegar uma reportagem feita há quatro, cinco anos no Dia do índio só vai precisar trocar a data para a nova publicação. Porque nada mudou desde então na vida dos índio”, compara a conselheira da Kanindé, Ivaneide Bandeira. Entre as maiores dificuldades está o acesso à saúde. Recentemente criada, a Secretaria Especial de Saúde Indígena não trouxe novidades. ” Faltam médicos e outros profissionais nas aldeias”, afirma Ivaneide Bandeira.

A educação também é falha. Em Rondônia, apenas a Terra Indígena Karitiana conta com escola de ensino médio, Na maioria das aldeias o ensino só vai até a 5ª série . “Com isso, os jovens são obrigados a estudar na cidade, onde estão sujeito à violência, alcoolismo e outras ameaças”, enumera a conselheira. Diante de tantas dificuldades, os indígenas ainda sofrem com as constantes ameaças à integridade de suas terras, aumentando a cada o número de assassinatos devido a essa luta constante.

É necessário que façamos algo e mudar este cenário o mais rápido possível, antes de perdemos essa parte da história, “ainda viva” do Brasil … Dia do índio…Dia de luta!!!

* Diário da Amazônia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s