Para conhecer um pouco mais: Oficio Divino da Juventude

Padrão

Estamos bem próximos do nosso CDL MUSICAL e uma das oficinas que haverá será sobre o Oficio Divino da Juventude. E você conhece este material tão rico da nossa juventude?
A seguir um resumo explicativo  para esquentar os motores!!!

 

Há algum tempo a juventude do Brasil foi regalada com a possibilidade de ter em mãos um importante instrumento de oração: o Ofício Divino da Juventude – ODJ. Iniciativa de muitas mãos e corações, sonhada e realizada, o ODJ quer ser uma tradução, para uma linguagem jovem, da oração das horas da Igreja, a partir do belo trabalho feito na construção do Ofício Divino das Comunidades.

O ODJ é uma forma de rezar a partir da realidade concreta das diversas realidades da juventude contemplada e lida como realidade divina e teológica. O uso deste Ofício permite certa liberdade na preparação, mas, ao mesmo tempo, traz em seu conteúdo, propostas de orações de acordo com as horas do dia, como fazia e rezava o povo de Deus e como os primeiros Cristãos celebravam o Deus da Vida.

 

O SUBSIDIO MUSICAL

Para um melhor uso e aprofundamento deste modo de rezar, próprio da juventude, foi elaborado, em 2006, um roteiro de capacitação, acompanhado por um CD com os salmos e os cantos de abertura presentes no ODJ. Foi, sem dúvida, uma iniciativa importante e acessível que ajuda a manusear com mais consciência e segurança esse instrumento de trabalho e oração.

Mesmo assim, percebemos que muitos e muitas jovens ainda parecem não ter descoberto o ODJ como hábito de oração e ferramenta própria da sua identidade. Por algum tempo imaginamos que, dentre os motivos do não-uso, estaria a falta de possibilidade e o acesso ao livro, mas, aos poucos, fomos enxergando que o real motivo de muitos e muitas jovens não usarem o ODJ era de um parcial desconhecimento dos cantos nele contidos, elemento tão importante para sua assimilação habitual.

Nesse sentido, nasceu a ideia do presente subsídio que. É uma apostila com os cantos cifrados do ODJ. Ela quer suprir uma necessidade de método e de formação acerca dos cantos e, por isso, vem acompanhado de um roteiro de capacitação para um fim de semana, refletindo sobre os tipos de cantos do ODJ, técnica vocal e um momento de partilha e formação musical. Tivemos, também, o cuidado de recolher grande parte das gravações destes cantos em CD – o que poderia ajudar mais ainda.

O material referente as músicas pode ser baixado no site da PJ Música: http://pjmusica.wordpress.com/2010/02/26/odj/

*pjmusica.wordpress

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s