Relicário: Marias de tantos nomes

Padrão

Durante o mês de novembro, publicaremos textos em homenagem às mulheres engajadas em causas sociais pela Baixada Santista. Trata-se de trechos do livro ‘Relicário de Marias’, resultado de dez pejoteiros a partir do tema do DNJ em 2011: Juventude e Protagonismo Feminino.

Mas é preciso ter força, e preciso ter raça,
É preciso ter gana sempre. Quem traz no corpo
 a marca Maria, Maria, mistura a dor e a alegria.
(…) Quem traz na pele essa marca, possui a
estranha mania de ter fé na vida.
Milton Nascimento

Ao pensar no nome comum de tantas Marias conhecidas e desconhecidas que deixaram marcados, no livro da vida de nossa história, páginas coloridas e perfumadas, com experiências de conquistas e lutas, perdas e sofrimentos, sem nunca se deixaram esmorecer diante dos imensos desafios impostos pela sua simples condição de mulher.

Cada mulher, de um jeito todo único e singular de ser, entre Marias de nome próprio e Marias comunitárias, Marias de sonhos próprios e Marias de sonhos coletivos revelam-nos a força interior que nos entrelaça e nos faz gente de luta. Essa força divina é uma pessoa que pode ter vários nomes, etnias, cultural, aparências diferentes, mas que traz consigo um ensinamento comum.

Temos um poder divino de gerar em nossas entranhas um sonho, um desejo que vai para alem de nós mesmos, e que, se fecundo, é capaz de disseminar a utopia maior de um outro mundo possível a toda humanidade, onde todos possam ter vida em plenitude, com dignidade e respeito.

Essas mulheres são amigas e feridas, amadas e temidas, incomodam e desacomodam…

Enfim, cada uma e todas juntas compõe a harmonia de um processo histórico onde a mulher conquistou e continua a conquistar seu espaço na sociedade, lutando contra as opressões que lhe são impostas diariamente, e assim, garantindo que seus direitos sejam plenamente respeitados, assim como os direitos para toda humanidade!

Por Samira Alves Aun – Coord. Diocesana da PJ

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s