Pejoteiros celebram Dia Nacional da Juventude no último dia 11

Padrão

Relacionado à Igreja Católica, a Pastoral da Juventude (PJ) da Baixada Santista aderiu amplamente à Campanha Nacional Contra o Extermínio Jovem entre outubro de 2011 e novembro de 2012. A mobilização iniciou com a marcha de cerca de 400 pejoteiros pela orla da Praia Grande em protesto à violência. No próximo domingo (11), pouco mais de um ano depois, essa mesma juventude repete essa caminhada. Dessa vez, com apoio e participação de outros movimentos católicos, sociais, artísticos e do Conselho Municipal da Juventude.

Entre os meses de maio e agosto, dezenas de grupos católicos de Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente discutiram sobre a violência na juventude a partir de estatísticas publicadas no blog da PJ. A juventude é a principal faixa etária atingida pelos delitos: na Região e no Brasil, 50% dos criminosos e 40% das vítimas tem menos de 30 anos. Também são os jovens que compõem a maior parcela de acidentes de trânsito (principalmente em motos), de vítimas de exploração sexual e de dependentes químicos.

Ao todo, mais de duzentos jovens católicos da Baixada Santista se manifestaram na Marcha Contra o Extermínio Jovem pela Avenida Ana Costa – do Colégio São José a Praça da Independência – neste domingo. A atividade promovida pela Pastoral da Juventude integra as comemorações do Dia Nacional da Juventude, e contou com participantes do movimento Mães de Maio e da Trupe Olho da Rua.

“Devemos sempre nos opor a todas as formas de violência. Estou muito contente em ver tantos jovens engajados pro essa causa”, disse Dom Jacyr Francisco Braido durante a missa no colégio, iniciando o evento. O coordenador diocesano da pastoral, Lincoln Spada, ressalta que: “da população santista, 25% correspondem a jovens. Contudo, quanto aos assassinatos, cerca de 60% dos responsáveis pelos crimes e 45% das vítimas não completaram 30 anos”.

“Mais um episódio da nossa luta incessante por nossos direitos e por melhores condições de vida”, afirma Rafhael Apolinário. Complementa Renan Mascarenhas: “Me surpreendi em ver tantos jovens que possuem pensamentos semelhantes aos meus”.

CLIQUE E ASSISTA: O Dia Nacional da Juventude foi notícia no Jornal da Tribuna, G1 Santos,  Bom Dia São Paulo, Jornal A Tribuna, PJ Sul 1, Ó Minha Santos, Jornal da Orla, Prefeitura de Santos, Conselho Municipal da Juventude, Presença Diocesana, Expresso Popular, Band Cidade e Diário Oficial de Santos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s