Maria das Sementes – Mariana Aragão

Padrão

Durante o mês de novembro, publicaremos textos em homenagem às mulheres engajadas em causas sociais pela Baixada Santista. Trata-se de trechos do livro ‘Relicário de Marias’, resultado de dez pejoteiros a partir do tema do DNJ em 2011: Juventude e Protagonismo Feminino.

“A mente de uma criança é como uma esponja que absorve tudo”, foi a frase que inspirou a jovem Mariana Pereira Aragão dos Santos para criar a ONG BioTAV, que tem como slogan “plantando sementes para o futuro”. A BioTAV é uma entidade dedicada à sensibilizar crianças e adolescentes sobre a sustentabilidade.

Nascida em 20 de fevereiro de 1989 em Santos, a jovem Mariana decidiu cursar Jornalismo em São Paulo. Lá, trabalhou em um cyber café e, com o objetivo de atrair e conscientizar a clientela infanto-juvenil, planejou um posto de descarte tecnológico. Por opção do gerente, a ideia não saiu do papel. Por opção dela, a ideia não saiu de sua mente.

Mariana se sentiu inspirada a desenvolver a sustentabilidade. Especializou-se como técnica em Meio Ambiente no Senac em Santos e, buscando livros e outras iniciativas com amigos, criaria uma ONG: em 2009 fundou a BioTAV.

O primeiro e mais marcante trabalho da entidade foi na Escola Estadual Emilio Justo, na Vila Progresso, em Santos. Durante um ano fez rodas de conversas e oficinas artísticas com os alunos do Ensino Fundamental 1 e 2. A BioTAV foi até homenageada pelos alunos com cartazes de produtos recicláveis no desfile escolar. Lá, realizou o BioTAV D – um dia específico para ser trabalhado com estudantes sobre a preservação da água, fazendo oficinas de ilustrações e panfletagens.

Contando com seis voluntários capacitados na área ambiental e pedagógica, a entidade já desenvolveu ações em Santos, Guarujá e Bertioga. Em todos os projetos, a ONG trabalha a metodologia construtivista: em que o aluno elabora o conceito e, consecutivamente, faz um resultado prático no fim das atividades.

Desde creches até instituições do Ensino Médio, a BioTAV realiza: postos de coleta seletiva, criação de hortas, contação de histórias, fantoches, filmes, fabricação de brinquedos e livros recicláveis, como também desfile e feira de ciências sobre a sustentabilidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s