Retrô – PJ Santos participa de encontro da SP2

Padrão

A PJ Diocesana realizará a Assembleia (mais informações) no dia 9 de dezembro e, entrando neste clima de avaliação, planejamento e reafirmação dos nossos compromissos e ideais, o blog publicará diariamente nesta primeira quinzena de dezembro: fatos que marcaram os últimos dois anos da pastoral.

Entre os dias 25 e 27 de agosto, cerca de 30 jovens de sete das oito dioceses da subregião SP2 participaram de um encontro na Capela Santo Ângelo, em Jundiapeba, Mogi das Cruzes. Com o tema “Nosso jeito de crer, ser e viver, a juventude faz a vida acontecer”, a proposta do encontro foi reunir os jovens para promover a rearticulação entre as dioceses da subregião, que são de bairros da capital São Paulo (Campo Limpo, Santo Amaro, São Miguel Paulista) e de municípios vizinhos (Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santos e Santo André).

Na sexta-feira, dia 25, foi realizada a acolhida dos participantes. No sábado de manhã, os jovens participaram de uma mística com documentos de identidade, fazendo-os refletir sobre a questão da identificação com a proposta da Pastoral da Juventude. Eles também realizaram uma dinâmica para conhecerem uns aos outros. Em seguida, o padre Paulo Leandro, de Guarulhos, apresentou a organização da PJ no Brasil, desde os grupos de base até a divisão em regionais. Dando continuidade, Anika Borgi, da coordenação da sub Campinas, relatou as propostas que surgiram na Assembleia do Regional de 2011, evento no qual iniciou-se o projeto de rearticular a SP2.

Os jovens esclareceram suas dúvidas em relação à estrutura organizacional da pastoral e também comentaram como o subsídio “Somos igreja jovem” vem sendo trabalhado em cada diocese. O assessor Rogério de Oliveira contribuiu com uma mensagem sobre a importância de reafirmar a identidade da PJ na igreja e fortalecer os grupos pequenos. Depois, todos foram divididos em grupos e passaram em tendas para discutir as “trevas”, “luzes” e “cores” que vivenciam nas realidades de cada diocese. Em uma plenária, os grupos partilharam as reflexões e afirmaram que é necessário mais integração na subregião e também é importante compartilhar ideias e materiais para atividades.

A atuação da PJ na Campanha da Fraternidade 2013 e na Jornada Mundial da Juventude também foram temas de discussão, nos quais reforçaram a importância de realizar atividades missionárias. À noite, todos participaram de uma missa especial na capela celebrada pelo padre Carmine Mosca, da diocese de Mogi, ex-assessor da Pastoral da Juventude. Depois, os jovens realizaram uma noite cultural com gosto de infância e se divertiram com gincanas e brincadeiras de criança.

No domingo de manhã, uma mística emocionou a todos, ao juntar oito frutas diferentes em uma saborosa salada de frutas, simbolizando as dioceses do SP2 reunidas. Eles também participaram de dinâmicas e, em grupos, responderam a questões sobre propostas de trabalho pós-encontro. Como encerramento, os jovens caminharam em romaria com a imagem peregrina de N.Sra. Aparecida, que está passando por todas as dioceses do estado de São Paulo. Após ficar duas semanas em Mogi, ela foi entregue para os representantes de Guarulhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s