Diário da Missão Jovem: Do retiro à adoração ao Santíssimo

Padrão

01

‘Ide e fazei discípulos em todas as nações’. É com o clamor de Bento XVI, e nos preparativos da vinda de Francisco ao País, que a Pastoral da Juventude da Diocese de Santos realizou mais uma edição da Missão Jovem. Dessa vez, nos morros contemplados pela Paróquia Nossa Senhora da Assunção. Foram 46 jovens que se reuniram no domingo (14/jul) no Santuário do Valongo para se alimentar da Palavra de Cristo antes de partilhá-la com os demais.

O domingo inteiro foi um retiro formativo com momentos de espiritualidade – como a reflexão sobre o batismo, com Wellington Dourado e Rafael Apolinário -, de vivência – com as dinâmicas de Ingrid Silva – e de formação – sobre a História dos Morros, a História da Igreja com Lincoln Spada, a Identidade Pastoral com Cesar Neves, e a Identidade Missionária com Gines Salas e Ricardo França. Ao pôr-do-Sol, os jovens adentraram ao Morro São Bento em direção a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, onde foram acolhidos por Dom Jacyr Francisco Braido e o pároco Frei André Becker.

A comunidade também acolheu os missionários: em ritmo vibrante, o Rancho Folclórico da Ilha Madeira fez uma apresentação especial no Ginásio Esportivo do Morro São Bento. Cada um dos dançarinos tirou um jovem para bailar na grande roda. E a noite de festejos era apenas um prelúdio para tamanha alegria na vida desses pejoteiros.

Na segunda-feira, haja pés para subirem e descerem as vias do Morro São Bento. No final do dia, a celebração dos frutos ocasionou em uma adoração ao Santíssimo Sacramento no Centro Comunitário São Bento.  O carinho e o louvor marcaram profundamente a jornada dos missionários. Leia breves relatos sobre estes dois dias:

1) Durante a palestra, a Ingrid foi bem dinâmica e deixou bem claras as ideias que ela pretendia passar, ideias que depois se juntavam criando um sentido fantástico. Ela usou um termo que me chamou a atenção, que foi “empatia”. Gostei de toda a palestra, mas esse termo deixara clara a ideia de encontrar Cristo no próximo. (Guilherme Reis, de São Vicente)

2) Uma  frase que me marcou durante a Missão Jovem: “Levem minha benção a todos”, de Dom Jacyr Francisco Braido durante a missa de envio. (Jean Carlos, de Praia Grande)

3) Posso dizer que o único momento que me tocou, que me fez mudar, foi na adoração que aconteceu na segunda-feira, porque até o presente momento não conseguia ver Jesus em todo mundo. (…) Quando nós fechamos os olhos, e abraçamos uns aos outros, eu me senti muito mais perto de Jesus. (Marcelo Souza, de Santos)

4) O primeiro momento que me emocionou foi a adoração na segunda-feira à noite. Foi bem interessante, pois todas as adorações das quais eu já tinha participado, foram com as pessoas ajoelhadas, louvando a Jesus como rei e promovendo uma forte sensação de entrega e conversão. Nessa adoração, Jesus ficou no nosso meio enquanto conversávamos, brincávamos e partilhávamos experiências. Me fez perceber que Jesus está presente em todos os momentos e que devemos nos converter comunitariamente em uma grande família de amor. (Rodrigo Staudemeier, de Santos)

5) Logo no primeiro dia de missão, recebi uma dádiva muito bonita, quando cheguei, fui recebida naturalmente, entrei, conversei com a família da dona Francisca e sua filha. Fui fazer a bênção da casa e quando entrei em um dos cômodos, me deparei com um menino deitado na cama, assistindo a TV. Estava com uma cara triste . (…) A partir daquele momento, percebi a verdadeira realidade desse menino e resolvi convidá-lo. Depois de insistir muito, eu consegui. Hoje o Lucas está aqui com a gente, e é muito gratificante sentir que uma visita podia fazer tanta diferença. (Karina Gonçalves, de São Vicente)

Deixe um comentário

