40 anos de PJ: Entrevista com Genilson Santos

Padrão

Este ano, a Pastoral da Juventude Estadual (Sul 1) estará celebrando seu 40º aniversário em uma Romaria à Aparecida do Norte no próximo dia 8 de setembro, com atividades das 7 às 12 horas. Nessas quatro décadas, são tantas vivências e milhares de pessoas que se tornaram lideranças comunitárias por intermédio da PJ, que a Coordenação Diocesana da PJ (Codijuv) propôs entrevistar alguns eternos jovens.

Claro que a receita do bolo vem pronta, porém, precisamos colocar a mão na massa: assim é a Pastoral da Juventude.

GENILSON SANTOS
Data de nascimento: 7/set/63 (49 anos)
Comunidade de origem: Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Jd. Samambaia/Praia Grande)
Trajetória: Coordenador do grupo de jovens na comunidade (1992-1995), Coordenador da Pastoral da Juventude na Paróquia Santo Antônio (1996-1997), coordenador diocesano da Pastoral Familiar (atualmente).

01

INÍCIO. Em 1996, trabalhava com um grupo de jovens no Colégio Santa Maria das Irmãs Passionistas (Praia Grande), sob a coordenação da Irmã Valentina. Começou com a chegada do recém-ordenado Padre Paulo Staut: vendo a quantidade de jovens participando dos nossos encontros nos convidou para inciarmos a Pastoral da Juventude com aquele grupo na paróquia. E o que mais me chamou a atenção erá a disposição daquele grupo.

NA COMUNIDADE. Sempre trabalhamos com o método Ver Julgar e Agir, e uma das características de nosso grupo sempre foi a distribuição de tarefas, além dos momentos de oração. Incluindo a vigília anual, das 19 horas às 7 horas da manhã com a participação do Pe. na madrugada. Fazíamos luau com muitas frutas e cânticos, viagens para aproveitar um momento de lazer com a celebração da Palavra, e visitas nos abrigos de crianças e idosos, como também eventos com arrecadação de alimentos que eram destinados aos seminários. Nossa programação era sempre neste contexto, e sempre que visitávamos os abrigos era um momento forte. Por causa da carência afetiva. E do abandono da pessoa humana como descartável.

02NA DIOCESE. Teve um evento diocesano que realizamos que nos marcou muito. Por ocasião da Campanha da Fraternidade ‘Vida Sim Drogas Não’, conseguimos um trio elétrico gigante e realizamos na praia uma caminhada com shows, momentos de muita oração e a participação do nosso pároco. Um detalhe que nos chamou atenção foi atolar o trio na areia da praia e sair guinchado de lá (risos).

INFLUÊNCIAS. Hoje sou casado há 24 anos com três lindos e abençoados filhos. Minha maior virtude é ser pai. A partir da PJ, fui trabalhar na Pastoral Vocacional, onde tivemos o privilégio de implantar a ‘Feira Vocacional’ e o ‘Vocanção’ no Colégio Santa Maria. Já coordenei a Comunidade Santa Cruz (onde participo), a Equipe do Dizimo Paroquial, o Ministério da Família (também pelo RCC), e, assim, a Comissão Vida e Família (Pastoral Familiar). Hoje, minha esposa e eu somos presidentes da ONG Escola de Pais do Brasil seccional de Praia Grande, que trato do estreitamento de relacionamento entre pais e filhos, onde, em 10 encontros semanais, orientamos com valores os pais na responsabilidade da questão educacional dos filhos. A partir da ONG, tive a experiência de atuar por um ano na Fundação Casa de Praia Grande (unidades 1 e 2) trabalhando diretamente com os adolescente e seus familiares.

CONVITE. Deus é o sentido de minha vida. A Igreja é Mãe e Mestra e a PJ fez minha formação crítica, meu bom senso. Claro que a receita do bolo vem pronta, porém, precisamos colocar a mão na massa: assim é a Pastoral da Juventude. O Papa usou uma fala muito bonita, mas ao mesmo tempo muito forte: “Jovem, Deus bota fé em vocês”. E a Igreja, como Mãe, estará sempre te aguardando, pois um dia me falaram que o meu lugar estava reservado na Igreja e que ninguém poderia ocupar, somente eu, então fui ao encontro, e minha surpresa: Encontrei Jesus, fonte de minha razão e justiça. E você esta esperando o quê?

Uma resposta »

Deixe um comentário

