40 anos de PJ: Entrevista com Ricardo Fischer

Padrão

Este ano, a Pastoral da Juventude Estadual (Sul 1) estará celebrando seu 40º aniversário em uma Romaria à Aparecida do Norte no próximo dia 8 de setembro, com atividades das 7 às 12 horas. Nessas quatro décadas, são tantas vivências e milhares de pessoas que se tornaram lideranças comunitárias por intermédio da PJ, que a Coordenação Diocesana da PJ (Codijuv) propôs entrevistar alguns eternos jovens.

Dar de comer a quem tem fome.

01RICARDO FISCHER
Data de nascimento: 15/mai/74 (39 anos)
Comunidade de origem: Paróquia N. Sra. de Fátima e Santo Amaro (Guarujá)
Trajetória: Coordenador de grupo de jovens (início dos anos 90), coordenador diocesano (1995-1998), assessor diocesano (2000-2006), assessor da Sub-Região SP-2 (2003-2005).

INÍCIO. Na Matriz do Guarujá, fazia parte do grupo de liturgia antes de participar do grupo de jovens. Na época, o grupo não participava ativamente das atividades promovidas pela PJ (diocesana). Fui inicialmente convidado a fazer parte do grupo por uma grande amiga (hoje, minha esposa, Fernanda) e pouco tempo depois de entrar no grupo, pude conhecer o trabalho desenvolvido pela PJ Diocesana, e me apaixonei pela forma com que a Pastoral atingia a juventude, como uma linguagem muito próxima, e um modelo de trabalho onde os jovens eram os verdadeiros protagonistas. Com isso ao assumir o grupo como coordenador, priorizei o máximo possível a participação ativa dos jovens na PJ, não só nos eventos (cursos, encontros, etc.) mas também na adoção de material produzido pela pastoral.

NA COMUNIDADE. O grupo que eu fazia parte era o JTPC (Jovens trabalhando para Cristo), tínhamos uma dinâmica muito interessante com encontros semanais, antes da missa dos domingos à noite (que era de nossa responsabilidade, principalmente em relação a animação). A ideia principal do grupo era marcar presença, por isso, nós nos fazíamos presentes nas atividades da comunidade. O grupo realiza várias atividades, inclusive lazer na praia, além de retiros no CEFAS (Centro de Formação do Apostolado de Santos).

NA DIOCESE. Participei de vários eventos, muitos como organizador, entre eles, o Dia da Jornada Mundial da Juventude que ocorria todo Domingo de Ramos na Catedral, DNJ (Dia Nacional da Juventude), DDF (Dia de Formação – Campanha da Fraternidade), Romaria da Juventude, além dos vários cursos, CAJA (Curso para Animadores de Jovens e Adolescentes), Maturidade Afetiva, etc. O evento que mais me marcou, foi um DDF em São Vicente, no bairro do Quarentenário. O encontro transcorria normalmente, porém acredito que foi divulgado no bairro, que este evento teria almoço para todos os que estavam participando. No início, não tínhamos mais que 40 jovens, a medida que a hora do almoço chegava, muita gente foi chegando. Perto do meio dia tínhamos mais de 100 pessoas, na sua maioria criança e idosos. Quando o almoço começou a ser servido, eram mais de 200 pessoas em volta da mesa, e decidimos que iríamos dar um jeito de oferecer almoço para todos. Dividimo-nos em grupos: uma parte foi para a cozinha, outros buscar água, outros em fazer uma pequena “vaquinha” para levantar mais dinheiro e no final, ficamos até perto de 4 horas da tarde só ajudando a servir almoço a todos aqueles que estavam na escola. Os jovens que estavam no encontro, continuaram participando normalmente, mas nós que estávamos na organização, nos redobramos para que todos pudessem almoçar naquele dia, foi algo muito forte e marcante até hoje, e me fez lembrar daquela passagem bíblica que diz: “Dar de comer a quem tem fome”.

NO SPII. O contato com as outras dioceses sempre era muito bom, a troca de experiência era algo maravilhoso, a oportunidade de conhecer outros jovens de realidades tão diferentes das nossas, mas com os mesmos sonhos e ideais sempre marcava muito. Tínhamos duas atividades em comum: Seminário de Estudo e Assembléia, sempre momentos de partilha e espiritualidade.

02INFLUÊNCIAS. Sem dúvida nenhuma, a PJ exerceu e exerce grande influência na minha vida, tanto pessoal quanto profissional. Muita coisa que que aprendi neste anos de PJ me ajuda nas tarefas do dia-a-dia. Além disso a formação adquirida durante os curso, me fizeram ser uma pessoa muito mais atuante na politica e mais crítica em relação ao bem comum, à organização da sociedade e ao meio ambiente.

CONVITE. Deus significa muita coisa na minha vida, tenho comigo que nada acontece pelo acaso ou por coincidências, acredito de fato em Deus. Pra mim Deus por intermédio de Jesus Cristo, que se fez homem e esteve no nosso meio, nos ajuda a entender melhor a vida onde devemos amar a todos sem restrições, entendo que este é o maior exemplo que nos foi deixado. A Igreja significa a porta aberta para aprendermos a viver em comum unidade, apesar de muita gente não concordar, ela é essencial para a nossas vidas – onde o convívio com outras pessoas pode ser muito positivo. PJ significa um processo muito importante que eu passei, onde pude buscar muito conhecimento direto da fonte, tive a oportunidade de conviver com alguns padres operários (Fabian e Eduardo Redondo), que ajudaram muito na minha formação como pessoa inserida na sociedade, e mais crítica com as injustiças deste mundo. Meu convite ao jovem para participar da Igreja, é a oportunidade de ter um encontro com o Cristo vivo, não o morto na Cruz, mas o ressuscitado, e esta oportunidade pode acontecer da forma mais simples possível, muitas vezes esta oportunidade está mais perto do que imaginamos. Já a participação da PJ é a oportunidade de participar de algo, onde o jovem é o protagonista de tudo, um espaço que ele se sente valorizado, e isso é muito importante, pois nem sempre na sociedade o jovem tem voz e vez.

Uma resposta »

  1. Deus abençoe a tua vida Ricardo. Você, assim como a sua família, são um exemplo muito grande pra minha, Ser teu amigo é muito importante pra minha vida.

    Deus te conserve sempre assim meu padrinho, meu irmão e meu amigo.

    Fernando Francisco Conceição da Silva.

Deixe um comentário

