Grupo Videira de São Vicente

Padrão

Grupo Videira
Paróquia São João Evangelista
Rua Marcolino Xavier, 22, Tancredo Neves, São Vicente
Encontros aos domingos às 10h30

O grupo começou com 4 jovens e o apoio do assessor Ricardo, vulgo França. O grupo nunca passou de 15 integrantes, mas os poucos presentes sempre estavam dispostos a “por a mão na massa” em prol da comunidade. Atualmente, os integrantes mudaram mas todos os que passaram por ali guardam as sementes dentro de si e levaram algo de bom…

03Bianca Marla, 21 anos, ex-coordenadora: “Bom, minha presença no grupo começou quando nem existia um grupo concreto. A Mariana e eu acompanhávamos uma amiga nossa na catequese e o catequista sempre dizia que seria uma boa criarmos um grupo de jovens na comunidade. Ao mesmo tempo, duas outras jovens que frequentavam a comunidade também tinham esse desejo de criar um grupo. Não muito tempo depois, eis que surge o catequista Ricardo, vulgo França. Começamos a nos conhecer na preparação da festa junina da paróquia e logo depois vieram os primeiros encontros. Estava completamente empolgada e apaixonada pelo grupo, a ansiedade me tomava por completo pra participar dos encontros, lembro até hoje do primeiro encontro preparado por mim. Tinha aquela preocupação, aquele medo de não dar certo, não sair legal, mas me surpreendi comigo mesmo. Depois dos encontros individuais e em dupla, me tornei responsável pelas dinâmicas de todos os encontros, e mais tarde, coordenadora. E foi assim ao longo dos anos no grupo videira, sempre me surpreendendo. Não só com as coisas que percebi e aprendi que era capaz de fazer, mas com tudo o que acontecia, tantos altos e baixos, tantas dificuldades e barreiras que nunca pensei que teria paciência e persistência pra continuar. A experiência me fazia crescer, perdi mais da minha timidez e aprendi lições que me ajudaram não só a conviver na Igreja, mas em outros momentos na vida e acima de tudo o que o que mais vou levar na memória e no coração são as pessoas e os lugares que tive a oportunidade de conhecer. Não me arrependo de um único dia sequer que frequentei os encontros do grupo e da PJ. Todo esse tempo foi essencial pro meu meu crescimento como ser humano e a convivência com o grupo nos tornou uma família da qual sempre sentirei parte dela. Não importa o tempo, a distância, nos tornarmos verdadeiros irmãos em Cristo”.

01Larissa Santos,17 anos, ex-coordenadora: Comecei a frequentar o grupo com 12 anos, logo depois que o criaram. Foi algo realmente apaixonante, cada encontro com aqueles desconhecidos que de uma hora para outra foram se tornando meus grandes amigos ,cada obstáculo que eu temia e sempre tive o apoio do França me dizendo que nós iríamos conseguir… O tempo foi passando e ao conhecer a PJ fui me encantando ainda mais, tiveram dias em que chorei com a Bianca e pensei em desistir, mas um amor maior nunca me deixou e hoje agradeço por não ter largado tudo. Afinal, o grupo me fez crescer, me tornou quem sou hoje, aprendendo a cada dia que passa e até hoje mesmo com pessoas diferentes nossas realizações fazem meus olhos brilharem.

02Érika Santos, 21 anos, ex-coordenadora: Existe um momento na nossa vida que precisamos fazer algo para tentar mudar o que os olhos alcançam e que não nos agradam. Conheci pessoas pelas quais me apaixonei, pois tínhamos os mesmo pensamentos, atos e foco. Quando tudo começou, éramos poucos e foi crescendo cada dia caminhando rumo aos objetivos traçados, conheci pessoas maravilhosas, inteligentes, focadas, cheias de amor e fé que foram muito importantes até hoje para mim. Porque foi daí que saiu a personalidade diferenciada, minha opinião firme, mas o dia a dia corrido escola e trabalho me forçam a fazer várias coisas ao mesmo tempo. Mas não da para esquecer das amizades de tudo que se aprendeu cada encontro, finais de semana fora, entre outras coisas que fizemos juntos… E eles sabem que podem contar comigo. Sempre que precisarem de mim, vou está por perto para ajuda-lo com prazer e, ao mesmo tempo, devo desculpas se decepcionei alguém. Se hoje sou o que sou é gracas a Deus e a cada um deles do grupo de jovens que permaneceram ao meu lado em cada momento, pois por onde passo, todos notam que sou uma pessoa de pensamento e atos diferentes, por toda a educação que aprendi também dentro da casa de Deus com Videira.

04Mariana, 20 anos, coordenadora: Tudo começou como a Bianca disse. Eu já tinha participado de grupo de jovens, mas quando o França apareceu e juntoi nós 4 (Bianca, Erika, Ana e eu) foi impressionante, nunca imaginei me sentir tão bem. Sempre fui muito insegura e tímida, mas a cada dia que estou no Videira eu perco essa timidez. Chegou o pior momento, que foi quando eu saí do grupo por alguns problemas. Neste quase dois anos fora, me sentia vazia, me faltava algo, sempre sentia saudades e até chorava, mas por um momento o orgulho tinha tomado conta de mim. Mas mesmo assim, o grupo não esqueceu de mim, sempre era bem acolhida. No aniversário da Larissa de 15 anos eu prometi que voltaria ao Videira, voltaria para o meu lar! Demorei um pouco, mas comecei ser mais presente. No final de 2012 eu voltei com tudo, dali em diante dei tudo ao grupo, eu quis recompensar o tempo perdido, tive que cativar cada um novamente, mas foi fácil, meu espaço ainda estava lá. (risos) A Mariana de hoje é graças ao Videira, aprendi a pensar sempre no próximo, a não medir esforços para o bem e amar (risos), e cada dia que passa ganho mais experiência. Tive um momento de desistir novamente, mais quando eu vejo o sorisso de cada um me traz uma felicidade imensa, não me vejo mais sem o Videira e sem a PJ. Continuarei a plantar sementes junto ao grupo, para cada vez termos mais frutos, eu realmente me orgulho por pertencer a ele. Quando é amor? Ah, a gente tolera, perdoa, muda, espera e suporta até o insuportável, só não desiste!

Deixe um comentário

