PJ NA BASE: Com Mayra, da São Judas

Padrão

mayracarpemApresentação: Me deram essa missão de me comunicar e me apresentar através desse blog, o que eu adorei, pois meus objetivos dentro da Igreja são exatamente esses, me comunicar, apresentar, mostrar para os jovens que podemos ser católicos, ter uma ligação com a Igreja de forma natural. Bom, sem mais enrolação! Prazer, meu nome é Mayra Rodrigues Ignácio (Maymay, como eu gosto rsrs). Tenho 18 anos, trabalho em uma agência de marketing digital e faço faculdade de Jornalismo. Frequento a Paróquia São Judas Tadeu, no Marapé, em Santos. Minha história com a Igreja não é recente, por morar bem perto e ter uma mãe católica fui matriculada com 5 anos em um grupo chamado A1, que é a iniciação das crianças na paróquia, quanto atingi os 7 anos fui para a pré-catequese, e acabei enjoando e me afastei. Em 2008, com 12 anos, voltei (de livre e espontânea pressão) para fazer a primeira comunhão. Foi o ano que o “bichinho” da São Judas me mordeu e eu resolvi ficar. Fui auxiliar de catequese, monitora de catequese, monitora das crianças do A1 (experiência fantástica), monitora dos adolescentes, mas ainda estava faltando alguma coisa. Sentia falta de ter encontros, gostava de ministrá-los, mas sentia necessidade de participar, ser jovem. Além disso, conheci o Gabriel, meu namorado, na Igreja em 2011 e ele havia participado de um grupo de jovens e vivido muitas experiências legais, eu queria viver aquilo também. Antigamente, a São Judas tinha uma tradição muito grande de jovens, infelizmente isso havia acabado, então se eu quisesse mesmo teríamos que começar do zero. Graças ao bom Deus, temos na comunidade a Elenita, uma mulher sensacional. Ela representava (e ainda representa) nosso pequeno grupo de pessoas que tinham esse mesmo desejo, então ela foi falar com o Padre Chico que convidou o nosso atual assessor Mauro, uma pessoa incrível e muito dedicado para fazer tudo dar certo, para ministrar uma Semana Santa Jovem e, possivelmente, retomar um grupo de jovens na paróquia novamente. Pronto, nós conseguimos e depois de muita luta e esforço formamos o Carpe Diem!

Grupo de Jovens: Não posso falar que uma pessoa fundou um grupo, seria uma tremenda injustiça, pois o Carpe Diem foi formado por gente boa, interessada em fazer dar certo. Os encontros começaram, e o melhor momento foi quando a comunidade começou a nos enxergar como um grupo de jovens, coisa que eles não enxergavam a muito tempo. Fomos adquirindo essa confiança e hoje temos uma média de 15 a 20 pessoas, nos encontramos aos domingos às 15h30 em uma sala na própria Igreja. Ganhamos funções importantes como organização da missa das 18h, que depois de anos voltou para os cuidados dos jovens e temos como principal meta aumentar e solidificar de vez o grupo em relação a número de membros e tarefas.

O que mudou em sua vida: Participar de um grupo de jovens fez com que eu amadurecesse. Tenho a impressão de que me tornei mais responsável, preocupada e, principalmente, interessada em conhecer e saber mais sobre o mundo católico. Tanto que uma das experiências mais legais foi ter participado pela primeira de algo da PJ, não imaginava que poderia me identificar tanto. A vivência no Carpe Diem também serviu para solidificar alguns laços de amizade e formar outros, aprendi a conviver em grupo e a pensar mais no coletivo.

Mensagem: Gostaria de falar aos jovens para que não desistam. Infelizmente, ser um jovem de igreja é muito difícil, pois é algo que não é comum. “Lá fora” existe festa, praia, cinema, balada, um mundo de distrações. Dentro da comunidade você encontra Deus, amigos, amor e você não precisa deixar de fazer nenhuma dessas distrações, e sim reservar um tempo pra exercitar a sua fé e se dar a chance de ser melhor. Como diz aquela música: “Pra quem tem FÉ, a vida nunca tem fim”. Seja um Jovem Católico com orgulho, exercite sua fé, você pode não conseguir mudar o mundo inteiro. Mudar uma parte dele? Isso com certeza você pode e consegue!

carpem1

Deixe um comentário

