COMISSÃO AB-C e PJ SANTOS: Sonhando uma nova Evangelização

Padrão

ab-c

 

“Se o poeta é o que sonha o que vai ser real

Vou sonhar coisas boas que o homem faz

E esperar pelos frutos no quintal”

Coração Civil, Milton Nascimento.

Mês de março foi de muita animação entre os catequistas de jovens e coordenadores de grupos de toda a Diocese. A Comissão AB-C (Animação Bíblico-Catequética) em parceria com a PJ Santos, organizou encontros regionais com um propósito ousado: a elaboração “mãos com mãos”, ouvindo fiéis das mais variadas paróquias e cidades de um novo projeto de evangelização para a juventude.

Vendo o incômodo déficit nas comunidades, onde o atual modelo das catequeses de jovem e Crisma muitas vezes não cativa a continuar na caminhada da Igreja e nem os grupos e movimentos atraem para a busca de algo além do sacramento, o projeto tem o intuito de construir o melhor meio para o que o Pe Luís Gonzaga Bolinelli, DC, (assessor da Comissão AB-C) chama de “Iniciação a Vida Cristã”.

Como formar o modelo ideal de catequese que faça dos jovens verdadeiramente “discípulos-missionários” ao invés de fiéis de passagem, que vão a Igreja para cumprir um desejo familiar e nunca mais voltarem? Como tocar seu coração a ponto de fazê-los seguir, seja no grupo de jovens ou em outra pastoral? Essas e outras questões inquietantes povoaram os encontros, que ainda contaram com a mensagem de apoio e carinho do Bispo Coadjutor Dom Tarcísio Scaramussa, SDB. Os encontros tiveram as partilhas dos catequistas e coordenadores de grupos, que estão sendo analisadas e serão apresentadas no próximo encontro dia 20/jun, data que deve oficializar o projeto diocesano.

Mensagem de Dom Tarcísio:

A todos vocês aqui reunidos: alegria e paz. Desejo abraça-los na comunhão que nos une no Senhor. 

Estou feliz com o que esta acontecendo. Esse encontro é um sinal novo na Igreja de Santos. Tenho certeza que é fruto do Espírito Santo. Faz-nos lembrar o que disse Papa Francisco: “Evangelizadores com Espírito quer dizer evangelizadores que se abrem sem medo a ação do Espírito Santo. Como gostaria de encontrar palavras pra encorajar uma estação evangelizadora mais ardorosa, alegre, generosa, ousada, cheia de amor ate o fim e feita de vida contagiante”, dizia o Papa.

Sim, vocês estão participando de um processo novo na Igreja. Tenho certeza que esse é um exemplo de conversão pastoral, que significa uma grande mudança no jeito de fazer catequese e no jeito de fazer pastoral. É assim que vemos com alegria essa caminhada em conjunto dos evangelizadores de jovens, catequistas e coordenadores de grupos. Esse novo jeito de evangelizar é muito desejado pela Igreja quando propõe como foco da pastoral a iniciação da vida cristã, que significa algo mais que a preparação imediata aos sacramentos. Seguindo o convite de Jesus, “Vinde e vede”, a iniciação quer proporcionar o encontro dos jovens com Cristo, na Palavra, na comunidade, na Eucaristia, na Oração, na pessoa dos pobres, aflitos, enfermos, encarcerados, a todos nos toca recomeçar a partir de Cristo, dizia o Papa Emérito Bento XVI em Aparecida, reconhecendo que não se começa a ser cristão em uma questão ética ou uma grande ideia, mas pelo encontro com o acontecimento, com uma pessoa que dá um novo horizonte a vida e com isso, uma orientação decisiva. Para que isso aconteça, é preciso pensar na formação de discípulos, não na realização de cursos. Vamos abraçar esse caminho com todo coração. É um caminho novo e muito exigente. Precisamos estudar e arregaçar as mangas. Mas vamos adiante com a motivação do mandato do Senhor. É ele quem nos envia para esta Missão. Depois, vamos contar a Jesus como o coração se abrasava com a sua presença neste caminho conosco. Bom encontro e muitos frutos na Missão. Deus os abençoe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s