Os discípulos de Emaús – Lc 24, 13-35

Padrão

Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos iam para um povoado, chamado Emaús, a uns onze quilômetros de Jerusalém. Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. […] E estes confirmaram: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!”. Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como o tinham reconhecido ao partir o pão.

LEITURA ORANTE ORAÇÃO INICIAL

Nesta semana, estamos tendo a oportunidade de nos encontrarmos com a Palavra de Deus que nos apresenta as aparições do Ressuscitado. Hoje, Jesus aparece aos discípulos de Emaús, caminha com eles, partilha o pão e eles o reconhecem. Que possamos abrir nossos olhos para reconhecermos a presença do Senhor ressuscitado em nossa vida. Rezemos: Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.

1- LEITURA (VERDADE) O que diz o texto bíblico? Leia-o atentamente e procure imaginar a narrativa. Coloque-se no caminho com os dois peregrinos. O que conversam? Por que estão a caminho de Emaús? Como Jesus se dá a conhecer? Em que momento eles reconhecem o Senhor Ressuscitado? Por que os dois discípulos reconhecem que é Jesus ao partir o pão? Com muita facilidade identificamos no texto que o terceiro peregrino que se aproxima e começa a caminhar com os discípulos que se dirigem para Emaús é Jesus. Para os dois discípulos, no entanto, esse reconhecimento não é tão rápido assim. Eles retornam de Jerusalém, estão tristes diante dos últimos acontecimentos vividos e pela morte de Jesus. Seus olhos não conseguem reconhecer o Senhor que caminha com eles. Também Maria Madalena, enquanto chorava a ausência de seu Senhor, teve dificuldades de reconhecê-lo e o confundiu com o jardineiro. É na proximidade, no diálogo e na partilha do pão que seus olhos irão se abrir para reconhecerem que “realmente, o Senhor ressuscitou!”. Também a falta de fé, vivida pelos discípulos, impede que seus olhos reconheçam o Senhor.

2- MEDITAÇÃO (CAMINHO) O que o texto me fala? Quais sentimentos o texto provocou em mim? Meus olhos estão abertos para reconhecerem o Senhor? De que forma o Senhor se faz presente em minha vida? Permito que o Senhor caminhe comigo, faça-me companhia nas realidades que vivo? A experiência dos discípulos de Emaús é também a nossa experiência. Nos momentos que desiludidos desejamos caminhar sozinhos, ele nunca nos abandona, chega de mansinho, caminha conosco, vai entrando em nossa vida nos espaços que damos a ele, até que o reconheçamos. “Não há situação humana em que o Senhor não se faça presente”. Permita alguns instantes de silêncio para que o Senhor fale ao seu coração.

3- ORAÇÃO (VIDA) Agradeça pela riqueza da Palavra de Deus e pelos ensinamentos escondidos em cada palavra. Agradeça pelos convites, apelos, desafios que o Senhor te convida a viver neste dia. Agradeça ao Senhor pela sua fidelidade e seu amor que sempre nos acompanham, mesmo quando temos dificuldades de reconhecê-lo. Conclua sua oração celebrando com Maria a alegria da ressurreição de seu Filho. – Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia! – Porque quem merecestes trazer em vosso puríssimo seio, aleluia! – Ressuscitou como disse, aleluia! – Rogai a Deus por nós, aleluia! – Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia! – Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia! Ave, Maria… – Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. – Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Oremos: Ó Deus, que alegrastes o mundo com a ressurreição de vosso Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, concedei-nos, vo-lo suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém.

4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO) O que me proponho a viver concretamente neste dia? O que está sendo pedido à minha vida, aqui e agora?

BÊNÇÃO – Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. – Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. – Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém. – Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp angela.klidzio@paulinas.com.br

COMENTÁRIOS

A presença do Ressuscitado no caminho de Emaús
O relato dos discípulos de Emaús é a narração de uma Páscoa. Não há situação humana em que o Senhor não se faça presente. Talvez as situações de frustração e de decepção sejam as mais difíceis, as que impedem de reconhecer que o Senhor está presente. Parece ser bem o caso no relato dos discípulos de Emaús. A tristeza e a frustração aparecem nos olhos. O olhar, diz o ditado popular, diz mais do que mil palavras. De uma profunda tristeza e frustração eles passam à alegria e ao anúncio do Ressuscitado. Mas o que permitiu essa transformação na vida daqueles dois discípulos, um dos quais anônimo? A presença do Senhor ressuscitado, que se põe a caminho com eles e os faz percorrer um caminho muito mais longo do que aquele que separa Jerusalém de Emaús, a saber, o caminho através das Escrituras. É desse fato que, depois que o Senhor partiu o pão e passou a eles, vão se recordar. O caminho através das Escrituras preparou os discípulos para abrirem os olhos do reconhecimento no gesto de partir o pão. O mesmo acontece na celebração da eucaristia: sem reconhecer o Senhor presente na sua palavra, não é possível reconhecê-lo nas espécies do pão e do vinho. Desvincular a palavra da fração do pão é correr o risco de cair no puro devocionismo.
Pe. Carlos Alberto Contieri

ORAÇÃO
Pai, não permitas que eu caia na tentação de viver distante de meus irmãos e irmãs de fé, pois o Senhor Ressuscitado nos quer todos reunidos em seu nome.

LEITURA
At 3, 1-10

SALMO
Alegre-se o coração dos que buscam o Senhor. Sl 105(104)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s