Formação Bíblica inspira jovens da base

Padrão

biblia“O seu coração faz o meu coração bater mais forte”

Nos dias 16 e 17 de maio, cerca de quarenta jovens lideranças de grupos de base espalhados pela Baixada Santista se reuniram na sede do PIME (Pontifício Instituto Missões) em Praia Grande para aprender e partilhar sobre a palavra de Deus. Marcando o retorno da parceria da Pastoral da Juventude com o CEBI – Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos – representado por André Milani, teólogo, filósofo e professor pela rede estadual. O encontro teve como proposta dispor aos jovens ferramentas que tanto fazem falta na hora de interpretar e compreender as passagens, adotando como reflexão bíblica o trecho de Emaús (Lucas 24, 13-35).

Iniciando com a acolhida e o café da manhã às 8h, o dia começou com uma mística em meio ao gramado, onde se falou da Bíblia como “pão da vida” e se partiu entre os que ali estavam presentes. Logo após a breve apresentação, o palestrante deu prosseguimento ao curso que no sábado, com direito a muitas mídias e dinâmicas, procurou esmiuçar cada conjunto dos livros bíblicos, passando-lhes uma visão global do assunto. Baseando-se na frase do teólogo Leonardo Boff “A cabeça pensa onde os pés pisam”, foi esclarecido a eles a importância que se tem uma leitura contextualizada das escrituras ao invés da crescente onda fundamentalista que cerca as interpretações do cristianismo nos últimos anos. Na parte da tarde, Pe. Afonso de Souza, pároco na comunidade Nossa Sra. Aparecida (Samambaia, Praia Grande) celebrou a Missa com os pejoteiros falando bastante dos novos desafios da juventude durante sua homilia. As 19h, com o término do conteúdo formativo diário, houve o didático jogo Hebreus x Egípcios, arbitrado pelos assessores leigos Felipe Moscatello e Igor Oliveira. O sábado foi encerrado com a tradicional Noite Cultural, onde a temática foi Festa Nordestina, na qual contou com um animado arraiá, com comidas típicas como suspiros, pés de moleque e forró universitário.

No domingo, o dia começou com a reflexão da passagem da samaritana, com direito a um poço artesanal. Logo após ainda pela manhã, foi a vez de se exercitar a tradicional Lectio Divina, seguida do Bibliodrama. Antes do fim do curso, foi recebida a visita do Pe. Elmiran, coordenador diocesano de pastoral que foi representando o bispo Dom Tarcísio Scaramussa. O encontro foi encerrado após o almoço, quando os jovens estando vendados foram guiados até a praia para a mística de envio, em que se falou do compromisso dos jovens em reproduzir o aprendizado para os seus grupos em suas comunidades/paróquias.

“O que dizer sobre esse final de semana? O coração de todos vocês fizeram o meu bater mais forte, cada um especial de um jeito, mostrando que somos jovens do bem e de Deus” – Palavras de Julia Siqueira, da Paróquia Jesus Crucificado, em Santos.

A próxima atividade diocesana da Pastoral da Juventude é a Missão Jovem, a ser realizada entre os dias 04 e 11/jul, na comunidade Reitoria Bom Jesus dos Navegantes, bairro México 70, em São Vicente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s