#MJHISTÓRICO: As ladeiras santistas recontam a edição 2013

Padrão

Em razão da IV Missão Jovem, que será realizada de 04 à 11 de julho na Reitoria Bom Jesus dos Navegantes – México 70, São Vicente –, nosso blog segue com a série que conta a história das missões realizadas em nossa Diocese pela Pastoral da Juventude. Dessa vez contaremos sobre a Missão Jovem de 2013, ocorrida em Santos. Venha conosco viajar pelo tempo para REVER e CELEBRAR!

“(…)Eu te ofereço o que vi de belo,
No interior dos corações,
A coragem de me transformar!”

Diz a biografia de Dom Hélder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife falecido em 1999 e que se encontra atualmente em processo de beatificação, que sua opção pelos pobres se deu chegando ao Rio de Janeiro. Naquela época, ainda integralista (ideologia política de características fascistas) passava de transporte público em frente a um clássico morro carioca. Sentado ao lado de outro clérigo, viu o amigo apontar com o dedo para a janela e falar “É ali onde está Jesus”.  Às vezes, a conversão não se dá de maneira espetacular e radical como no caso de São Paulo, que ficou cego por três dias e viu o Cristo. Em muitos casos nosso chamado se dá de maneira simplória, o que não tira sua beleza. O Espírito vai sorrateiramente e nos toca, seja através da oração, palavra, música…ou mesmo através do OUTRO.

O menino avistava da entrada de Santos as casas coloridas lá no alto. Culpava-se sobre a imoralidade do belo. “Como posso achar bonito tamanho símbolo de indignidade?”. Um dia ele subiria as ladeiras e ouviria as histórias daquele povo. Dos portugueses devotos de Fátima que atravessaram o oceano e construíram sua vida na cidade, até a dos nordestinos e descendentes dos nagôs, que fugiram da seca e arrumaram emprego na estiva. Talvez nada seja mais santista do que a verticalidade dos morros, nem o jardim da praia e o centro velho, até porque ambos são vistos lá de cima, onde o povo se faz tão verdadeiramente brasileiro. E de lá também se vê Deus, mas não porque se arranha os céus. Se vê nos corações, onde Dom Helder também encontrou e a beleza não é imoral.

Em julho de 2013, as vésperas da Jornada Mundial da Juventude e em comunhão com a CNBB, a PJ Santos iniciou a terceira semana missionária de sua história, desbravando as escadarias santistas com a mucuta e a coragem. Após um domingo de formação, o envio de quarenta jovens foi celebrado pelo bispo diocesano na Paróquia Nossa Senhora da Assunção. Como toda missão popular, sua essência foi marcada pelo desafio. Diferentes morros, cada qual com a sua conjuntura urbana mesmo tão próximos uns dos outros, se apresentavam como uma nova surpresa a cada manhã. Dos degraus íngremes do Pacheco a falta de calçada no São Bento, o novo assustava e causava câimbras, explosão de sensações que eram partilhadas durante a noite junto das boas histórias no Centro Pastoral, local que acolheu os jovens. Fora as visitas e Missas, uma extensa programação cultural compôs a semana, contando com roteiro histórico, oficinas de hip-hop, capoeira, luau, rancho folclórico e sessões de filme. As atividades foram encerradas pela manhã do dia 21, logo após o Café da Manhã com moradores de rua do Mercado Municipal, com uma mística marcada pelo compromisso. Como Lincoln Spada bem destacou, a terceira Missão Jovem foi a JMJ de muitos daqueles jovens que não puderam ir ao Rio de Janeiro em função do seu valor, trazendo para eles a oportunidade de encontrar Cristo Jesus na dor dos irmãos.

HERANÇA

Talvez o fruto mais óbvio de todas as edições: o grupo JA (Jovens da Assunção). Com a conclusão da turma de Crisma naquele ano, uma pequena turma de jovens engatinhava nos trabalhos pastorais, animados pela persistência do catequista pejoteiro César Neves e da Andréia. Ocupados com o trabalho durante a semana, alguns poucos puderam participar da Missão, mas a realização da atividade em tal comunidade foi fundamental para criar vínculos e consolidar todo um trabalho. Hoje, a paróquia possui lideranças que fazem PJ, dentre elas a coordenadora regional Thaís Santos.

*Gines Salas, coordenador diocesano da Pastoral da Juventude. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s