Encontro Diocesano reúne Catequistas e lideranças de Grupos de Jovens

Padrão

Encontro com CatequistasA Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Santos, foi à sede do Encontro Diocesano realizado no último dia 20/06 que além de reunir catequistas de adolescentes e jovens, estiveram presentes também diversas lideranças grupos de jovens, coordenadores da Pastoral da Juventude e demais lideranças de vários movimentos juvenis.

Contabilizando ao todo um público de aproximadamente 110 pessoas, o encontro teve como principal tema o modelo de Iniciação à Vida Cristã, no qual propõe a necessidade do retorno do catecumenato e à dimensão catecumenal da catequese, uma proposta um tanto complexa, pois exige uma mudança de mentalidade por parte de todos aqueles que estão envolvidos na catequização de adolescentes e jovens em suas comunidades.

O encontro teve início com a oração inicial realizada pela Pastoral da Juventude, no qual deu continuidade com a apresentação do levantamento feito com base nas reuniões regionais que aconteceram em março em cada cidade de nossa diocese. Logo em seguida, Pe. Luiz Gonzaga, assessor eclesiástico da Comissão de Animação Bíblio-Catequética, prosseguiu explicando como funciona o processo de evangelização com base em três momentos essências, sendo, anúncio, catequese e ação pastoral, ressaltando que os sacramentos são necessidades da caminhada e não a finalidade do processo de evangelização, posteriormente falou sobre a inspiração catecumenal para o processo de Iniciação à Vida Cristã, pelo caminho proposto pelo Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA) e pelo Itinerário Catequético. Logo em seguida, Rafael Apolinário, coordenador diocesano da Pastoral da Juventude falou sobre juventude e catequese e como que o jovem deve estar envolvido no processo de evangelização, não importando o seu carisma ou movimento ao qual o jovem pertença, pois quem tem que evangelizar o jovem é o próprio jovem, o mesmo ressaltou ainda os objetivos da Pastoral da Juventude, sua metodologia, como a PJ atua, sua espiritualidade cristocêntrica e o modelo de formação integral composto por cinco dimensões, sendo dimensão psicoativa (eu-eu); dimensão comunitária (eu-outros); dimensão política (eu-sociedade); dimensão técnica (eu-trabalho) e a dimensão teológica (Eu-Deus). Logo depois, Katia Esteves, coordenadora da Comissão de Animação Biblio-catequética usou a parábola da lição dos gansos para mostrar a importância de todos os envolvidos estarem unidos no processo de Iniciação à Vida Cristã fazendo com que o catequisando possa se tornar integrante da comunidade e consequentemente membro do corpo de Cristo.

Ao final, catequistas e líderes de grupos de jovens se reuniram por regiões da diocese para propor planos de ação em conjuntos com o objetivo de fazer com que os jovens e adultos da catequese possam ser inseridos na vida comunitária antes de pedir o sacramento.

O Encontro contou ainda com a presença ilustre do Bispo Diocesano Dom Tarcísio Scaramussa, SDB, que durante a visita falou com alegria do modelo de Iniciação à Vida Cristã e da necessidade que a Igreja tem de promover esse modelo de catequese.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s