Eis o resumão do Documento 85, ‘Evangelização da Juventude’, da CNBB. Sabendo um pouco mais desse documento, logo temos base para falar sobre a Palavra de Deus em nossos grupos de jovens. Baixe aqui.

É a Espiritualidade que nos faz refletir sobre nosso dia-a-dia. Esse arquivo traz orações célebres e espontâneas, até mesmo criadas em nosso próprio grupo de base, para servir de exemplo a todos os jovens. Aqui ressalta-se os dizeres e as modalidades para termos um bom diálogo com Deus e nossos intercessores. E eles te respondem, ah, se te respondem! Baixe aqui.

É ferramenta importante também para a espiritualidade do pejoteiro o Ofício Divino da Juventude. Baixe aqui.

Criatividade, organicidade e sensibilidade. São alguns dos atributos que precisamos ter na hora de formularmos a Dinâmica.  É ela o instrumento que nos faz compreender melhor a formação e espiritualidade, portanto, não é um momento independente do encontro. Aqui trata-se de métodos, momentos propícios para trabalhar individualmente ou em grupo. Baixe aqui. Ou você pode ver outras 100 dinâmicas aqui ou mais 200 aqui.

Dom Helder Câmara foi arcebispo de Olinda e Recife, um dos bispos mais participativos durante o Vaticano II, indicado duas vezes ao Nobel da Paz e está em processo de beatificação. Escreveu o clássico “Renovação ao espírito e serviço ao homem” junto do cardeal belga Suenens, sendo inclusive um livro pelo Papa Francisco durante um de seus sermões no ano passado. Baixe aqui.
São João Evangelista já afirmava há quase 2000 anos que Deus é Amor. Portanto, o Papa Bento XVI disserta sobre todas as certezas filosóficas e sociais na declaração do apóstolo nessa encíclica. Baixe aqui.
Toda a Igreja é reunida em volta do Sacramento da Caridade: a Eucaristia. Orientações litúrgicas, catequéticas e até mesmo um aprofundamento sobre a relação da Igreja com esse sacramento são feitas pelo Papa Bento XVI nessa Exortação Apostólica. Baixe aqui.
Somente a fé em Cristo pode fazer com que percebamos os milagres de nosso cotidiano. Nada é impossível aos olhos daqueles que sabem bem que a Esperança Salva. A fé permanente em Deus Amor é descrita minuciosamente pelo Papa Bento XVI nessa encíclica. Baixe aqui.
Deus que divide a história da humanidade. Assim vários milagres e parábolas narradas por Jesus de Nazaré (Parte 1) são apontadas na perspectiva teológico-pastoral nesse livro do Papa Bento XVI. Baixe aqui.
Fonte de inspiração para o caráter missionário da Igreja, a Vida de São Paulo relembra de forma romanceada todas as viagens do convicto cristão de Tarso. Suas angústias, prisões e desafios enfrentados na Ásia e na Europa são retratados nesse arquivo rico em dados históricos. Baixe aqui.
O Documento de Aparecida registra o esforço da Igreja latinoamericana em fazer de um povo marcado pela acolhida também seja referência em uma catequese permanente, na evangelização missionária e na opção preferencial pelos jovens e pelos mais humildes. Baixe aqui.
A partir do Documento de Aparecida, a Diocese de Santos adquire um olhar ainda mais voltado à sua realidade: a necessidade de que cada cristão seja um discípulo-missionário em seu lar, bairro, comunidade. Daí, o tema discutido amplamente nas paróquias através da Semana Catequético-Missionária 2010. Baixe aqui.
Ir ao encontro do outro sem perder sua própria identidade. Como trabalhar grupos de jovens de diferentes realidades, objetivos e projetos? O que seria para a CNBB esse tal Setor Juventude? Baixe aqui.
*Foto: Fernando Diegues
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s